Ganhe cultura

Canalha, quem?

20 de junho de 2017

-Quem nunca foi canalha que atire a primeira pedra!

Xi!

Silêncio?

Não, claro, não. Ouve-se muitas pedras sendo atiradas.

-Canalha que é canalha não se revela. Melhor são aqueles que se assumem garanhões, não-respeitáveis e que fogem a todo custo de um relacionamento sério.

E mulher, aprende a ser igualzinho a eles? Continue lendo “Canalha, quem?”

Ganhe cultura

Viajar sem pagar: concurso lança desafio; saiba como participar!

15 de abril de 2017

Viajar de graça poderia ser o principal motivo para continuar lendo esse texto. Mas, tem mais: a Momondo, um dos principais buscadores de passagens aéreas e reservas de hotéis, quer mapear raízes genéticas por meio do DNA. Veja só: pelo desafio The DNA Journey, a empresa vai selecionar 30 brasileiros para fazer uma viagem e conhecer seus lugares de origem.

Quem quiser participar deve se atentar para as duas fases da seleção. Na primeira, o concorrente deve responder a pergunta: “Como viajar amplia a sua visão de mundo?”. É possível acessar até a meia-noite do dia 2 de maio no site do desafio The DNA Journey para completar a lacuna.

Continue lendo “Viajar sem pagar: concurso lança desafio; saiba como participar!”

Ganhe cultura

Por que as pessoas choram assistindo ‘A Cabana’?

12 de abril de 2017

O mundo precisa de amor. E o amor maior, sem cobranças, sem dor, com apenas recompensas e que traz a paz verdadeira só vindo de Deus. Embora a história de Mack Phillips (Sam Worthington) não seja habitual e, portanto, raro de alguém se identificar – sua filha caçula é raptada durante um acampamento e se culpa por isso -, a ficção aproxima quase que todo o tempo o telespectador comum da fé incomum.  

Recheado de metáforas, ‘A Cabana’ vira uma parábola moderna. Enquanto falta fé no personagem principal, ela derrama em sua esposa (Nan, vivida por Radha Mitchell). A frequência da família à igreja aos domingos é religiosa, mas só a pequena Missy (Amélie Eve) é capaz de verbalizar as dúvidas que assolam o ser humano. Deus é mal? Deus é raivoso? Continue lendo “Por que as pessoas choram assistindo ‘A Cabana’?”

Ganhe cultura

Londres e Holanda são destinos para bailarinos

6 de abril de 2017

A dança é apresentada ainda quando criança na maioria dos casos daqueles que optam por estudar o ofício. Foi justamente o caso de Denilson Almeida e Jonatas Soares, de 16 anos, que se dedicaram muito ao balé e angariaram bolsas de estudos fora do país. Denilson, morador de Honório Gurgel, começou quando ainda tinha oito anos. A rotina de ensaiar seis dias por semana já o acompanha faz tempo.

Continue lendo “Londres e Holanda são destinos para bailarinos”

Ganhe cultura

Alunos de escolas públicas têm entrada gratuita no AquaRio

30 de março de 2017

Um  mundo novo para estudantes de todo o Brasil e para os apaixonados pela vida marinha que ambicionam cursar Biologia se abre no AquaRio. O aquário marinho abriu inscrições para visitas de alunos da rede pública, que serão guiadas por monitores durante o ano letivo. Grupos de até 50 pessoas podem se inscrever gratuitamente para aprenderem de forma lúdica.

Já os alunos de escolas particulares passam pela mesma visita pagando R$ 40. O AquaRio, que está localizado na Praça Mauá é o maior aquário marinho da América do Sul e espera receber mais de 200 mil estudantes por ano.   Continue lendo “Alunos de escolas públicas têm entrada gratuita no AquaRio”

Ganhe cultura

Família Schurmann: depois de rodarem o mundo, o planejamento da próxima aventura

16 de março de 2017

Conheci mãe, pai e um dos filhos da geração Schurmann, a família brasileira que rodou o mundo à bordo de um veleiro, por um convite para navegar e passar um dia na companhia dos aventureiros. Aprendi muito.

Uma dos relatos que mais me impressionou foi a ilha de lixo que eles se deparam nos mares da Indonésia. Heloísa e Wilhelm, mãe e filho, contam essa experiência e o clique que deu naquele momento em trabalhar com sustentabilidade nesse vídeo.

Continue lendo “Família Schurmann: depois de rodarem o mundo, o planejamento da próxima aventura”

Ganhe cultura

‘Renato Russo é um grande poeta, isso me alimenta’, conta Bruce Gomlevsky, que encarna o músico no teatro

17 de fevereiro de 2017

A temporada do musical Renato Russo encerra nesse fim de semana. Domingo é a última chance de ver Bruce Gomlevsky no palco do Teatro Riachuelo, no Centro. Depois ele parte para Shopping da Gávea e continua a série de homenagem aos 20 anos de morte do poeta da Legião Urbana.

Bati um papo com o ator e descobri que o artista é também muito fã. Vê só:

– O que te move, o que te mantém no palco depois de tantos anos de espetáculo?

A primeira estreia aconteceu há 10 anos, em outubro de 2006. Nessa temporada lembramos os 20 anos de morte do Renato Russo. Eu nunca tinha feito uma peça que emocionasse tanto as pessoas, as pessoas saem do teatro muito tocadas. Mesmo aqueles que não são fãs do Renato, tanto gente mais velha quanto mais jovem. A trajetória de vida dele é interessante. Ele é um grande poeta, isso me alimenta.

As pessoas cantam muito, todas as músicas. É um espetáculo catártico para a plateia. São 22 músicas tocadas em cena. A dramaturgia é muito feliz em fazer um apanhado dos principais momentos do Renato e as músicas ainda contam a história.

Continue lendo “‘Renato Russo é um grande poeta, isso me alimenta’, conta Bruce Gomlevsky, que encarna o músico no teatro”

Ganhe cultura

João Donato e filho comemoram disco novo, projeto novo e ano novo

9 de fevereiro de 2017

“João Donato é uma entidade” era o que se escutava nos bastidores do show de ontem (8 de fevereiro) em que o residente artístico da Sala Baden Powell recebia parceiros e alguns novos músicos da cena. O clima de admiração e confraternização era também de família. Donatinho, seu filho, completava 32 anos com os amigos e a namorada, Julia Bosco.

– Acho legal uma sala como essa dar espaço para peças de teatro, musicais, de um porte menor. Ainda mais no Rio que é uma cidade que tem pouco espaço pra arte de uma forma geral. Tem que dar chance a artistas menores, que não tenham tanta oportunidade de aparecer. Continue lendo “João Donato e filho comemoram disco novo, projeto novo e ano novo”

Ganhe cultura

Diz No Pé: três jornalistas rodam as escolas de samba do Grupo Especial até o Carnaval

22 de janeiro de 2017

Unidos pela mesma paixão, o carnaval, três amigos se unem para contar como a festa carioca das escolas de samba do Grupo Especial atravessa a Sapucaí não só no domingo e na segunda de carnaval.

E pra mostrar o valor dessa gente bronzeada desde a fase pré-carnavalesca até o encerramento dos desfiles na manhã de terça-feira, Ju Alcantara (euzinha), Jordan Alves e Marlon Faria encabeçam o projeto ‘Diz no Pé’ que tem data para terminar: 28 de fevereiro de 2017!
Continue lendo “Diz No Pé: três jornalistas rodam as escolas de samba do Grupo Especial até o Carnaval”

Ganhe cultura

‘Somos ridículos quase todo o tempo’, conta Fil Braz, roteirista de Minha Mãe é Uma Peça

2 de janeiro de 2017

Bati um papo com Fil Braz, roteirista de ‘Minha Mãe É Uma Peça’. Em uma semana, o filme alcançou a marca de dois milhões de espectadores. Uau!

No currículo, Fil acumula trabalhos de humor, como  o “Vai que cola” e “Ferdinando Show”. Na TV, ainda é responsável pelas séries “Não tá fácil pra ninguém”, “Aí eu vi vantagem” e “220 Volts”, que posteriormente adaptou para o teatro. Para o cinema, escreveu também o longa “Tô Ryca!”.

– Por que os brasileiros adoram comédia?

Não sei. Talvez tenha a ver com uma habilidade de rir de si mesmo que nós brasileiros temos.

– Existe receita para escrever gênero?

A receita é a observação. A vida é tragicômica. Se prestar atenção, nós somos ridículos quase todo o tempo. Continue lendo “‘Somos ridículos quase todo o tempo’, conta Fil Braz, roteirista de Minha Mãe é Uma Peça”