Põe na mesa

L’Etoile apresenta menu de inverno

25 de maio de 2017

Sentar para jantar ao som das ondas do mar de São Conrado já seria o suficiente para uma ótima experiência. Mas, não surpreendentemente – porque sempre são aguardadas boas novidades do L’Etoile – a refeição completou o cenário. O menu de inverno, que teve seu lançamento na última semana, é assinado pelo chef fancês Jean Paul Bondoux. Seu companheiro de equipe, o chef executivo Felix Sanchez, me recebeu com aromas e gostos especiais. Tudo seria diferente se não houvesse os vinhos selecionados por Wallace Neves. O sommellier do restaurante, inclusive, foi eleito o melhor do Brasil promovido pela  CVRA (Comissão Vitivinícola Regional Alentejana). Uma honra!

Comecei pela ostra crocante com farinha panko. A apresentação dispensa comentários. Logo em seguida, a aposta do chef chileno que comandava a cozinha: carpaccio de vieiras. Para Felix, será um dos pratos mais servidos durante a temporada fria. O aroma é de deixar qualquer paladar pronto. Há molho cítrico e uma declinação de maracujá. Para harmonizar, o escolhido foi um Sauvignon Blanc.  

Chegando aos pratos principais, uma especial atenção deve ser dada ao filé de pargo que é cozido por oito minutos a 57 graus. Que me perdoe o peixe, mas o arroz é fundamental. Acompanha o preto de mariscos e molho de tinta de lula.

Com um cuidado de 12 horas de cozimento a 45 graus e levando quatro dias para ser preparado, sendo um só de marinado, o leitão servido com lentilha com chouriço e mini legumes não deixa a desejar. Perdeu o primeiro lugar apenas pela pimenta. O chef explica: “é uma opção mais forte, para homens”.

A quinta e última etapa tem gostinho especial. Aqui, Wallace foi certeiro: “pode-se pedir qualquer sobremesa, mas ao final tem que ter chocolate”. E foi justamente o doce na medida que me foi servido.  O dueto de chocolate é para comer devagar. Veja só: ganache de chocolate amargo, parfait de maracujá com chocolate ao leite e sorbet de maracujá. Tem como dar errado?

 

L’Etoile

Endereço: Sheraton Grand Rio – Av. Niemeyer, 121 – Leblon – Rio de Janeiro

Telefone: (21)2529-1299

Pagamento: dinheiro, cartão de débito e crédito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: